Antes de escolher entre uma consultoria ou uma agência de comunicação, entenda o grau de especialização dos serviços que sua empresa precisa.
Todas as vezes que se perguntar se deve contratar uma consultoria de comunicação, procure entender melhor qual é sua necessidade.
Imaginem um jovem empreendedor, que precisa de um site para divulgar sua empresa. Ele não domina bem a área de tecnologia da computação e desconhece as plataformas utilizadas na construção de um site ou as funcionalidades de cada ferramenta. O jovem faz uma pesquisa rápida na internet e encontra algumas agências de comunicação, dirigindo-se para uma delas. Lá é recebido por um atendente publicitário que conduz uma entrevista (briefing) e que, posteriormente, lhe encaminha uma proposta que supre à demanda de sua empresa.
Imaginemos uma outra situação, onde uma empresa de porte grande, com uma demanda mais robusta, precise de uma funcionalidade específica para seu site, atendida apenas pela ferramenta Liferay, por exemplo. O proprietário da empresa, que possui necessidades tão específicas, pode procurar uma agência de comunicação, que irá sugerir uma solução mais comum, que talvez não atenda com perfeição as necessidades da sua empresa.
Vejam que são dois perfis diferentes de público, com necessidades distintas. Uma consultoria atenderia bem aos dois públicos, mas a demanda empresarial do segundo caso só poderia ser atendida pela consultoria.
O que uma consultoria pode fazer por sua empresa?
Uma consultoria em comunicação pode ofertar todos os serviços que uma agência de comunicação ofertaria, a diferença está no grau de especialização necessária para cada público. O portfólio de serviços de cada consultoria pode variar de acordo com as especialidades com as quais trabalha, assim não há um portfólio padrão para todas as consultorias, pois os serviços oferecidos são embasados nas especialidades de cada consultoria.
A grande vantagem da consultoria de comunicação está na qualidade da adequação da necessidade da empresa à expertise da consultoria, a fim de produzir soluções de alta performance e resultados efetivos.
A consultoria de comunicação serve-se de profissionais especializados para diagnosticar necessidades do cliente, identificando soluções e recomendando ações adequadas para cada tipo e tamanho de negócio. É a partir do conhecimento especializado, que os consultores podem analisar de forma criteriosa, pensar estratégias otimizadas e planejar os meios para se atingir os objetivos de pessoas físicas ou de empresas.
Outra característica de consultoria, que decorre do profundo conhecimento na área em que atua, é a assertividade no diagnóstico do que cada negócio precisa. Nem sempre o cliente consegue identificar as fragilidades que impedem sua empresa de se desenvolver ou entende os barreiras do seu negócio. Uma consultoria pode não apenas apontar problemas imperceptíveis aos olhos de uma pessoa que não conhece a área, mas pode analisar resultados, sugerir novos objetivos e implantar soluções. Ou seja, a qualidade da orientação dispensada ao negócio do cliente é muito alta, tendo em vista o grau de especialização em cada tecnologia, plataforma ou mecanismo que a consultoria domina.
Onde encontrar uma consultoria ou agência de comunicação
Se você precisa dos serviços de uma consultoria ou agência de comunicação, saiba que não será difícil encontrar uma. Seja em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro ou Joinville, você sempre encontrará auxílio para impulsionar sua empresa. Mas lembre-se, uma consultoria sempre oferecerá um serviço mais especializado e é importante levar isso em consideração na hora de se decidir.
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